Você já se perguntou como fazer intercâmbio nos EUA? O país é o segundo mais procurado para intercâmbio de brasileiros (19,5%). O primeiro lugar fica com o Canadá (24,4%), entre 53 destinos. Isso de acordo com dados de 2018 da Belta (Brazilian Educational & Language Travel Association).
Ainda segundo a pesquisa, entre os principais motivos para a escolha do intercâmbio estão: conhecer novas culturas e países (18,2%) e investir em idiomas (13,2%). Para quem deseja explorar novos locais e conhecer pessoas, o terceiro maior país do mundo, os EUA é propício para isso.
As paisagens são diversas, praias, montanhas, cidades desenvolvidas, interior, neve, cachoeiras, entre tantos outros aspectos que agradam todos os tipos de gosto. Se você tem o objetivo de treinar o inglês, dar um upgrade no currículo e aproveitar todos esses aspectos acompanhe o texto e veja como fazer intercâmbio nos EUA.
Finalidade
O primeiro passo para fazer o intercâmbio, em qualquer localidade, é determinar sua finalidade. Para os Estados Unidos é possível encontrar desde intercâmbios acadêmicos, promovidos por acordos entre universidades brasileiras e norte-americanas, até os intercâmbios particulares profissionais, de estudo de língua ou no estilo au pair (trabalho de babysitter).
Há ainda os intercâmbios voltados para estudo de testes. As universidades norte-americanas exigem proficiência no idioma (TOEFL e IELTS) para ingresso de um estrangeiro. Dessa forma, tem crescido os intercâmbios para cursos preparatórios no próprio país para as provas.
Para quem deseja melhorar o inglês com foco em negócios também existem os cursos de idioma voltados para esse objetivo ou ainda a oportunidade de realmente trabalhar na própria área de atuação profissional no país por intermédio de agências especializadas nesse tipo de intercâmbio.
Read also: 5 curiosidades sobre as faculdades nos EUA
[/mpc_alert]
Escolha do local
Definido o objetivo, é preciso pensar na localidade para a realização do intercâmbio. Além de escolas ou empresas de referência, de acordo com o seu objetivo de intercâmbio, é importante que a cidade tenha oportunidades e proporcione um verdadeiro acolhimento para você integrar a vida e a rotina local.
- Miami: o american way of life combina com a cidade! Shoppings, praias e festas atraem o público brasileiros. Quem faz o intercâmbio na região descobre uma Miami com arquitetura riquíssima. O centro da cidade é o típico centro financeiro, com moderno e enormes arranha-céus, já Wynwood é o antigo bairro industrial que hoje é explorado por artista com grafites e galerias e em South Beach ficam os prédios históricos.
- San Francisco: tem o clima de praia, museus, passeios ao ar livre e também todas as oportunidades para o intercambista fazer networking.
- Nova York: essa é a cidade que proporciona todas as oportunidades de uma grande metrópole. Diversidade cultural, vida agitada e restaurante premiados você encontra na cidade mais populosa dos EUA.
Esse são 3 exemplos distintos do que é possível desfrutar no intercâmbio nos Estados Unidos. Na hora da escolha vale uma pesquisa detalhada, conversa com a agência responsável para viagem ou com pessoas que já vivenciaram o intercâmbio nas diferentes cidades do país.
Duração
Para aprender a língua, se integrar na cultura e aproveitar passeios e oportunidades talvez não exista um tempo mínimo. Afinal, esse é o tipo de aprendizado inesgotável. Mas para quem tem um tempo limitado é possível encontrar intercâmbios de um mês até um ano para os EUA. E ainda cursos de longa duração como é o caso de ensino superior, pós-graduação e doutorado.
Uma curta duração proporciona oportunidades limitadas, algumas viagens, e o estudo pelas semanas da estadia. Os mais extensos possibilitam trabalhar no país e se integrar àquela nova rotina depois que a novidade passa. Já os cursos de mais de um anos fazem do intercambista quase um nativo, tanto em relação a fluência da língua quanto aos costumes do local.
[ipt_fsqm_form id="8″]
Seen
Depois de escolhidos todos os aspectos mencionados, é hora de ter atenção a parte de procedimentos mais técnicos como é o caso do visto. Seja para ficar um dia ou alguns anos, é preciso ter visto para entrar nos Estados Unidos. Em caso de intercâmbio, os mais comuns são o F-1, M-1 e J-1.
- F-1: é destinado para estudante que pretendem frequentar uma universidade ou outra instituição acadêmica.
- M-1: já esse é voltado para os que desejam frequentar uma instituição profissional e não-acadêmica.
- J-1: toda atividade pré-determinada para o período de estadia no país está contemplado nesse tipo de visto. São exemplos cursos de pós-graduação e estagiários.
EUA recheado de oportunidades
Seja para estudar ou trabalhar temporariamente, os Estados Unidos apresentam muitas oportunidades para estrangeiros. Se você aprecia a cultura norte-americana e tem interesse sobre o que acontece no país acompanhe o blog The Florida Lounge, que semanalmente apresenta novos conteúdos sobre morar, investir e visitar o país e, especificamente, o estado da Flórida.
Did you like the article? Keep an eye on our blog! Looking to live or invest in real estate in Florida? See the list of houses for sale in Florida we've selected for you!
[/mpc_callout]
Did you like the article? Keep an eye on our blog! Looking to live or invest in real estate in Florida? See the list of houses for sale in Florida we've selected for you!
Leo Martins
My role is to create an environment for people to connect with Real Estate in Florida