A remessa de valores do Brasil para o exterior pode ser efetuada de diversas formas, que serão apresentadas adiante. Nosso objetivo é mostrar métodos de transferência de valores para quem deseja investir em imóveis.
Cada pessoa deve avaliar as opções e concluir qual é a mais vantajosa para suas necessidades, levando em consideração as taxas de serviço cobradas. Como, por exemplo, o Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF) que incidirá sobre o valor total a ser transferido.
Exceto para envio de dinheiro em espécie, normalmente, em outras modalidades de transferências, estão envolvidos o remetente (que fará o envio do valor), a emissão (que será a forma escolhida para efetuar a remessa) e o beneficiário (que receberá e usufruirá da quantia no exterior). Vale ressaltar que o remetente e beneficiário podem ser a mesma pessoa, isto é, alguém pode enviar um valor do Brasil para ela mesma utilizar no exterior.
O procedimento de transferência de valores é fácil. Como destaca Juliana Scolari, especialista em câmbio, “é um processo muito simples. Para que se tenha autorização de retirar fundos do país, a instituição financeira precisará identificar a origem dos recursos do residente e o motivo da transferência. Basicamente, uma pessoa física no Brasil tem como base de análise seu Imposto de Renda mais atual. Ou seja, o que cada indivíduo pode retirar do país já está líquido e os impostos já foram pagos sobre esse dinheiro.”
Abertura de conta internacional
Antes de conhecer as formas de envio, é preciso pensar se vale ou não a pena ter uma conta internacional.
A abertura de conta internacional pode ser vantajosa em casos que a pessoa faça remessa de valores com frequência, se for necessário gerir um grande valor em sua conta.
Caso esteja em viagem aos Estados Unidos, a abertura de conta é simples e os bancos exigem apenas um passaporte válido.
Normalmente é exigido um depósito mínimo de até 50 dólares (dependendo do banco). Após efetivada a abertura, o cliente terá direito a cartão de débito e cheque, além do internet banking.
Também terá o dever de pagar a manutenção da conta (normlmente entre 10 a 15 dólares mensalmente). Com exceção para os casos em que se tenha movimentação de um valor mínimo mensal ou deposito de uma quantia previamente determinada pelo banco escolhido.
É sugerido que a escolha do banco seja baseada pela quantidade de agências no país. Dessa maneira, por qualquer localidade em que estiver, o cliente consegue encontrar facilmente uma unidade para efetuar movimentações de sua conta.
Caso ainda esteja no Brasil, procure bancos internacionais que atuam no mercado brasileiro, ao mesmo tempo em que atuem no mercado americano.
Os mais conhecidos são: Bank of America, Citibank e Chase Bank.
Dinheiro em Espécie
Caso a pessoa esteja com viagem marcada para o exterior, existe a possibilidade de levar dinheiro em espécie. A Receita Federal determina o limite de R$ 10 mil ou correspondente em moeda estrangeira.
Caso possua recursos em espécie, cujo valor total seja superior ao limite acima mencionado é obrigatório preencher a Declaração Eletrônica de Bens de Viajantes (e-DBV), disponível online no site da Receita Federal ou pelo aplicativo “Viajantes”.
Antes de sair do país, é obrigatório apresentar a declaração à alfândega, bem como o comprovante de aquisição da moeda estrangeira em banco ou instituição autorizada.
Se não for feita declaração de valores acima do limite, a pessoa fica sujeita a punições, como perda da quantia que está em mãos ou até mesmo ficar retido no aeroporto até esclarecer a procedência de seus recursos à Receita Federal.
Não é muito vantajoso, portanto, para pessoas que pretendem transferir grandes quantias, pela questão da burocracia com a alfândega brasileira e pela falta de segurança em estar carregando dinheiro vivo.
Formas de envio de remessa de grandes valores
Para compras de imóveis, investimentos em empresas ou outro tipo de necessidade que você precise realizar grandes remessas de valores, listamos a seguir qual o melhor caminho.
Transferência bancária – Remessa por ordem de pagamento
O remetente irá ao seu banco de preferência e solicitará a remessa internacional pela transação de ordem de pagamento. Nessa modalidade de transferência, o beneficiário também precisa ter conta em banco no exterior.
O remetente precisa ter em mãos todos os dados do beneficiário que cada banco exigir, além do Swift (padronização internacional de códigos entre bancos, pelo qual o beneficiário efetuará saque do valor). Ambos os envolvidos no processo pagarão por essa transação.
Nessa modalidade, as transferências do Brasil para o Exterior precisam ser feitas em moeda estrangeira, conforme orientação do Banco Central. As taxas de câmbio são negociadas entre o banco escolhido como intermediador e o remetente, normalmente estimada pelo valor da moeda no ato da transferência.
Remessa por Instituição Autorizada pelo Banco Central
A remessa de valores pode ser realizada por instituições devidamente habilitadas pelo Banco Central a atuar como intermediadora de operações de câmbio. Ou seja, em lojas credenciadas de tais instituições ou até mesmo por empresas que exerçam atividades de maneira inteiramente digital.
Moneycorp
Essa empresa é especialista no mercado cambial, tendo como objetivo efetuar transferências de valores sem complicações, com agilidade e segurança. É uma empresa com excelente reputação nacional e internacional. Nos Estados Unidos, por exemplo, faz milhares de transferências de grandes valores anualmente, há mais de 30 anos.
Possui diversos benefícios, como taxas de câmbio que superam às dos bancos tradicionais, transferências rápidas de valores, proteção dos recursos de seus clientes e conta com uma equipe de profissionais altamente qualificados para fornecer orientações pela plataforma online a quem contrata o serviço.
É extremamente confiável por ter parceria com uma corretora de câmbio, que é autorizada pelo Banco Central do Brasil a realizar operações de câmbio.
“A Moneycorp é a única empresa no setor que oferece uma conta de pagamentos internacional para cada cliente. Ou seja, o cliente pode fechar um contrato de câmbio e através de sua conta de pagamentos Moneycorp, e organizar todos os seus pagamentos internacionais. Por exemplo, um cliente está comprando uma casa na Flórida e precisará enviar fundos para a construtora, para compra de móveis e decoração e eventualmente enviar recursos para a sua conta bancária nos EUA. Através da conta Moneycorp, o cliente poderá distribuir todos esses pagamentos sem qualquer custo adicional. Ele pode também manter os fundos em sua conta Moneycorp por tempo indeterminado até que sua decisão seja tomada.”, é o que destaca a especialista em câmbio e líder do desenvolvimento do mercado brasileiro da Moneycorp, Juliana Scolari.
Melhores Caminhos
Agora que você já conhece as formas de remessa de valores, vamos ajudar você a escolher o método mais vantajoso, fazendo uma comparação entre eles.
Transferência bancária – remessa por ordem de pagamento
- Taxas: necessário consultar o banco para saber, pois cada um tem suas próprias taxas de serviço, que podem ser altas e desvantajosas, incluindo o IOF (1,1% para quem transfere recursos de mesma titularidade e 0,38% para outras titularidades). Além disso, alguns bancos limitam a quantia a ser enviada por operação. Caso precise enviar um valor grande, o processo pode ser lento e burocrático.
- Tempo de transferência do valor: consulte o seu banco.
- Segurança no envio: procure bancos sólidos, pois eles tendem a ser totalmente confiáveis e seguros para efetuar transferências internacionais.
Moneycorp
- Taxas: o site possui uma calculadora que converte a moeda você tem para a moeda que você deseja. Em uma simulação que fizemos, caso o remetente deseje enviar R$100 mil aos Estados Unidos, o valor recebido será 31156.53 USD (taxa cambial 0.3116). A vantagem é que acima de USD 10.000, a taxa de transferência é zero. Além disso, caso tenha outras taxas de serviço incorporadas ao montante, sempre serão menores que as taxas cobradas por bancos tradicionais.
- Tempo de transferência do valor: existem duas modalidades, Standard e Express. Na modalidade Standard, a taxa é mais barata, porém mais demorada (2-4 dias). Na modalidade Express, a taxa é mais alta, porém mais rápida (0-2 dias).
- Segurança: totalmente confiável, possui parceria com corretora de câmbio autorizada a intermediar operações cambiais pelo Banco Central do Brasil.
Com essa comparação, é possível concluir que a Moneycorp possui as melhores vantagens para efetuar sua transferência em curto tempo, com taxas condizentes e com total segurança dos seus recursos.
Acesse o site para maiores informações: MoneyCorp
IMPORTANTE
Empresas e instituições que não são autorizadas pelo Banco Central do Brasil ou que não tenham parcerias com quem é autorizado fazem parte do mercado paralelo, ou seja, atuam de forma ilícita. O uso desse mercado tem diversas desvantagens, que podem acarretar em consequências negativas:
– Não há garantia da autenticidade da moeda comprada;
– Não há recibo de compra e legalidade da posse da moeda, quando for necessário apresentar às autoridades;
– O dinheiro do mercado paralelo pode ter más procedências, como tráfico de drogas, armas e demais atividades ilícitas.
Sempre busque os melhores caminhos que lhe proporcionem segurança e tranquilidade para realizar suas remessas financeiras, sempre respeitando as leis dos países de remessa e recebimento, a fim de poder realizar seu sonho de forma tranquila para você e sua família.
Estamos a sua disposição para esclarecimento de qualquer dúvida. Conte com nossos especialistas sempre que precisar.
Gostou do artigo? Fique de olho no nosso blog! Querendo investir em imóveis na Flórida? Veja a lista de casas a venda na Flórida que selecionamos para você!
Leo Martins
Meu papel é criar um ambiente, para que pessoas se conectem à Negócios Imobiliários na Flórida
Related Posts
maio 25, 2020
Fatores que Afetam a Cotação do Dólar
É tudo o que você ouve nas notícias, tudo o que você lê nos jornais e tudo o…
maio 25, 2020
A importância de dolarizar o patrimônio
É tudo o que você ouve nas notícias, tudo o que você lê nos jornais e tudo o…