Todos os portadores de passaporte brasileiro precisam de visto para entrar nos Estados Unidos, mesmo que seja para fazer uma escala de algumas horas no aeroporto. O processo para a retirada do documento é simples, mas rigoroso. Por isso, vale a pena ficar atento a cada etapa, organizar todos os documentos com antecedência e ser pontual para as fases presenciais. Veja algumas informações que você precisa saber para agendar visto americano:
Procedimentos
A primeira coisa que é necessária para agendar o visto americano é ter um passaporte válido. Tendo-o em mãos, o próximo passo é preencher o formulário DS-160, o procedimento é online. Durante o preenchimento é preciso ter muita atenção.
Qualquer campo que seja respondido errado pode comprometer e atrapalhar o processo para a retirada do documento ou até mesmo fazer com que o visto seja negado. O preenchimento é burocrático. É essencial guardar o número do formulário, caso contrário não é possível acessar a página novamente.
Depois de pagar o boleto, o solicitante deve agendar as etapas presenciais. São duas, feitas em dois dias. Primeiro é necessário agendar a visita ao CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto). Neste primeiro momento são recolhidos os dados biométricos e a foto para o visto, que é tirada no próprio local. No CASV é preciso apresentar apenas o passaporte e comprovante de agendamento.
O segundo dia de processo acontece no Consulado dos Estados Unidos ao qual você aplicou em seu formulário. Nesta parte são pedidos os documentos que constam como obrigatórios no site e também é feita uma entrevista. Crianças menores de 14 anos e idosos com mais de 80 anos normalmente são dispensados desta etapa, a menos que o consulado solicite o comparecimentos dos mesmos.
Leita também: Morar em Orlando - tudo o que você precisa saber
[/mpc_alert]
Entrevista
É o momento mais temido de todo o processo burocrático para visitar ou fixar residência nos Estados Unidos. A entrevista consular é feita em português e o agentes são treinados para evitar fraudes durante o processo de visto. Por isso, o procedimento é rigoroso.
De forma geral, o que se deseja saber quando é solicitado um visto temporário, seja para fins de estudo, trabalho, turismo, etc., é se você tem motivação para voltar para o Brasil ou se tentará ficar ilegal no país.
Por isso, é interessante levar, mesmo que não seja obrigatório, documentos que corroborem e comprovem o que você está falando durante a entrevista. Como carta de matrícula dos filhos em escola regular no Brasil, sua renda, carta da empresa que trabalha. Mas só apresente esses comprovativos caso seja solicitado.
Apesar de temida a etapa da entrevista, o Brasil tem um histórico exemplar de aprovações. Cerca de 97% dos pedidos de vistos são aceitos.
Green Card
Para as pessoas que pretendem agendar visto americano e conseguir um Green Card, essas informações são importantes:
O United States Permanent Resident Card, é concedido a imigrante em situações específicas para fixar residência nos EUA. O possuidor do green card tem basicamente os mesmos direitos de um norte-americano, a única exigência é que o imigrante possuidor do green card não fique fora dos Estados Unidos por período superior a um ano. Já que é possível supor que quem tem o green card quer fixar residência no país.
É possível conseguir o documento de permanência nos EUA de diferentes formas:
- Através de casamento com cidadão norte-americano. Depois de 1 ou 2 anos o visto é concedido.
- Por trabalho. Em casos de imigrantes que trabalham em empresas que necessitem de mão de obra escassa no país, o visto pode ser concedido em um período de 2 a 5 anos.
- Com investimentos. Essa é uma das maneiras mais fáceis de conseguir o green card, que é o visto de permanência norte-americano, é através no programa de visto EB-5. Com ele pode-se tirar o visto para toda a família (filhos até 21 anos). Mas para isso é necessário investir pelo menos 500 mil dólares em negócios que gere postos de trabalho no país.
- Por parentesco. Familiares de cidadãos americanos ou de residentes no país devidamente legalizados podem conseguir o green card. O pedido deve ser feito pelo familiar já residente no país e pode demorar de 2 a 8 anos.
- Sorteio. Todos os anos o governo americano sorteia de 50 a 55 mil green cards para imigrantes de diversos países considerados de baixa representatividade no nos Estados Unidos. Claro que, para entrar no sorteio é preciso cumprir alguns pré-requisitos, como ter o ensino médio completo e ter trabalhado pelo menos dois anos nos últimos cinco anos.
[ipt_fsqm_form id=”8″]
[ipt_fsqm_form id=”10″]
Outros tipos de visto
Além do que citamos acima, você também pode agendar visto americano para os seguintes tipos de solicitação:
- B-1 visto de negócios. Destina à cidadãos que vão aos EUA à negócios, como em feiras ou salões de exposição ou para trabalho voluntário e acadêmico como orador ou palestrante, desde que as atividades não sejam remuneradas.
- B-2 visto de turismo. Também é concedido a pacientes de tratamentos médicos feitos no país
- C-1 visto de trânsito. É preciso solicitar em casos de voo com escala nos EUA .
- F-1/F-2 visto de estudante. Para estudantes de graduação, ensino médio e fundamental e para escolas de idiomas. São exigidas documentações que a escola americana deve fornecer ao solicitante de visto.
- J-1/J-2 programa de intercâmbio. Em casos em que já tenha sido aprovado em algum programa de intercâmbio. O J-2 é para pessoas casadas que queiram a companhia do cônjuge durante o período de estudos.
- M-1/M-2 estudante vocacional. Para estudo em instituições não acadêmicas.
- H trabalho temporário. É aceito em casos que a empresa norte-americana precise de profissionais e que não se tenha achado ninguém mais qualificado no país.
- L trabalho temporário transferido. Para casos em que o funcionário já trabalha em uma multinacional e é transferido temporariamente para a sede nos EUA. Também é preciso estar em cargo de chefia ou exercer trabalho altamente qualificado e específico e estar, pelo menos, há um ano na empresa.
[/mpc_callout]
Nossos agentes de relacionamento tem vasta experiência sobre todo o processo burocrático de agendamento de vistos e planejamento para fixar residência nos Estados Unidos. Entre em contato conosco e poderemos esclarecer todas as suas dúvidas.
Gostou do artigo? Fique de olho no nosso blog! Querendo morar ou investir em imóveis na Flórida? Veja a lista de casas a venda na Flórida que selecionamos para você!
Leo Martins
Meu papel é criar um ambiente, para que pessoas se conectem à Negócios Imobiliários na Flórida