Você já se perguntou sobre o que faz com que o valor do dólar oscile tanto? Infelizmente, a resposta não é tão simples, já que são diversos fatores que estão em jogo. Nesse post vamos falar sobre eles e buscar te dar uma visão geral de como cada um deles atua em determinar o valor do dólar.

1.Taxa de Inflação

Primeiramente, mudanças na inflação do mercado causam alterações nas taxas de câmbio. Então, um país com uma taxa de inflação mais baixa que a de outro tenderá a ver uma valorização no valor de sua moeda, vendo os preços dos seus bens e serviços aumentarem a uma taxa mais lenta. Em outras palavras, um país com uma taxa de inflação consistentemente mais baixa exibe um valor monetário crescente, enquanto um país com inflação mais alta geralmente vê depreciação em sua moeda. Ao comparar os Estados Unidos e o Brasil, podemos ver que os EUA historicamente tiveram uma taxa de inflação bem mais baixa do que o Brasil, contribuindo para a sua moeda mais forte.

[ipt_fsqm_form id=”8″]

2. Taxas de juros

Alterações na taxa de juros afetam o valor da moeda e a taxa de câmbio do dólar. Taxas de câmbio, taxas de juros e inflação estão correlacionadas. Aumentos nas taxas de juros fazem com que a moeda de um país se valorize porque taxas de juros mais altas fornecem retornos mais altos aos credores, atraindo assim mais capital estrangeiro, o que causa um aumento nas taxas de câmbio. O Brasil durante os anos apresentou uma taxa de juros maior do que a dos EUA como uma maneira de controlar a inflação mais elevada. Isso é um fator que traz força para a moeda brasileira referente à americana. Porém, em uma tentativa de estimular a economia, o Banco Central do Brasil vem adotando uma politica monetária mais expansionista, abaixando a sua taxa de juros consequentemente.

3. Conta Corrente de um País / Balanço de Pagamentos

A conta corrente de um país reflete o balanço de pagamentos e os ganhos com investimentos estrangeiros. Consiste no número total de transações, incluindo exportações, importações, dívida, etc. Um déficit em conta corrente devido ao gasto maior de sua moeda na importação de produtos do que o ganho pela venda de exportações causa depreciação da moeda nacional.

No ano de 2019, o Brasil terminou o ano com um déficit na conta corrente do balanço de pagamento de US$ 50,762 bilhões, sendo o maior rombo anual desde 2015. Ao se ver uma notícia dessa, uma pessoa antenada já deveria perceber o impacto negativo que isso pode trazer ao real.

4. Dívida do Governo

Dívida do governo é dívida pública ou dívida nacional de propriedade do governo central. Um país com dívida pública tem menos probabilidade de adquirir capital estrangeiro, levando à inflação. Os investidores estrangeiros tendem a vender seus títulos no mercado aberto se o mercado predizer dívida pública dentro de um determinado país. E como resultado disso, ocorrerá uma diminuição no valor de sua taxa de câmbio. No fim de 2019, a dívida pública do Brasil atingiu um total de R$ 4,248 trilhões.

[mpc_callout preset="mpc_preset_19" layout="style_4" title_font_preset="mpc_preset_17" title_font_color="#d49ab0" title_font_size="26" title_font_line_height="1" title_font_transform="uppercase" title_font_align="left" title="Calculadora de rentabilidade" title_margin_divider="true" title_margin_css="margin-top:0px;margin-bottom:5px;" content_width="100" content_font_preset="mpc_preset_44" content_font_color="#b2b2b2" content_font_size="17" content_font_line_height="1" content_font_align="left" content_margin_divider="true" content_margin_css="margin-bottom:0px;" icon="eti eti_calculator_alt" icon_color="#d49ab0" icon_size="45" icon_background_color="#ededed" icon_border_css="border-radius:99px;" icon_padding_css="padding:15px;" icon_margin_divider="true" border_css="border-width:6px;border-color:#d49ab0;border-style:double;border-radius:10px;" padding_divider="true" padding_css="padding-top:30px;padding-right:40px;padding-bottom:30px;padding-left:40px;" mpc_button__url="url:https%3A%2F%2Fwww.thefloridalounge.com%2Fcomo-calcular-a-rentabilidade-de-uma-vacation-home%2F|title:Como%20Calcular%20a%20Rentabilidade%20de%20uma%20Casa%20de%20F%C3%A9rias||" mpc_button__font_preset="mpc_preset_20" mpc_button__font_color="#717171" mpc_button__font_size="16" mpc_button__font_transform="uppercase" mpc_button__title="Simule aqui" mpc_button__background_color="#ededed" mpc_button__border_css="border-radius:0px;" mpc_button__padding_divider="true" mpc_button__padding_css="padding-top:12px;padding-right:30px;padding-bottom:12px;padding-left:30px;" mpc_button__margin_divider="true" mpc_button__margin_css="margin-right:40px;" mpc_button__hover_font_color="#d49ab0" mpc_button__hover_background_color="#f7f7f7" mpc_button__hover_background_effect="slide-top" mpc_button__mpc_tooltip__border_divider="true" mpc_button__mpc_tooltip__padding_divider="true" mpc_divider__disable="true" mpc_divider__preset="mpc_preset_2" mpc_divider__width="10" mpc_divider__lines_color="#f7f7f7" mpc_divider__lines_weight="2" mpc_divider__margin_divider="true" mpc_divider__margin_css="margin-bottom:-10px;"]Simule a rentabilidade de uma Vacation Home de forma personalizada para sua necessidade. [/mpc_callout]

5. Termos de Troca

Em relação às contas correntes e o balanço de pagamentos, os termos de troca são a razão entre os preços de exportação e os preços de importação. Os termos de troca de um país melhoram se os preços de exportação subirem a uma taxa maior que os preços de importação. Isso resulta em maior receita, o que causa uma maior demanda pela moeda do país e um aumento no valor da moeda.

6. Estabilidade Política

A estabilidade política e o desempenho econômico de um país podem afetar sua força monetária. Um país com menos risco de turbulência política é mais atraente para investidores de outros países, aumentando o capital estrangeiro. Esse aumento de capital estrangeiro, por sua vez, leva a uma valorização do valor de sua moeda nacional. Um país com sólida política financeira e comercial não abre espaço para incertezas no valor de sua moeda, mas, um país propenso a confusões políticas pode ter uma depreciação nas taxas de câmbio.

Todos que moram no Brasil já estão meio que habituados com esse tipo de problema que se mostrou decorrente no nosso país. Um exemplo claro disso está bem ilustrado no gráfico abaixo que é de maio de 2017, onde fica fácil de se notar o salto que o dólar deu no dia 18. Isso ocorreu quando o jornal “O Globo” publicou notícia de que o dono da empresa JBS gravou o ex-presidente da república, Michel Temer, dando aval para comprar silêncio do ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha. Em outras palavras, um claro exemplo de instabilidade política.

7. Recessão

Quando um país passa por uma recessão, é provável que suas taxas de juros caiam, diminuindo suas chances de adquirir capital estrangeiro. Como resultado, sua moeda enfraquece em comparação à de outros países, diminuindo, portanto, a taxa de câmbio.

8. Especulação

Se for esperado que o valor da moeda de um país aumente, os investidores exigirão mais dessa moeda para obter lucro em um futuro próximo. Como resultado, o valor da moeda aumentará devido ao aumento da demanda. Com esse aumento no valor da moeda, também aumenta a taxa de câmbio.

Conclusão

Todos esses fatores determinam as taxas de câmbio, portanto, se você está planejando mandar dinheiro para o exterior, por exemplo, vale se manter atualizado sobre esses fatores para avaliar quando é o melhor momento para fazer essa transferência. Porém, por terem tantos fatores que influenciam o câmbio, acredito que fica mais claro o porquê é tão difícil prever com precisão o valor do dólar.

[mpc_alert icon_color="#ffffff" icon_size="30" font_color="#ffffff" background_color="#9027a3"][/mpc_alert]
[mpc_textblock content_width="100"]

Tenho outras dúvidas! Com quem falar?

Em todos esses casos, o The Florida Lounge pode te ajudar a entender os impactos de eventos como esse no mercado de imóveis na Flórida! Nossos agentes de relacionamento em expertise no investimento imobiliário de brasileiros no estado da Flórida e podem acompanhar todo o processo de aquisição da sua casa dos sonhos, auxiliando nas questões de visto, conta bancária, envio de remessas de valores e muito mais. [/mpc_textblock][mpc_button mpc_tooltip__text="SW52aXN0YSUyMG5vJTIwc2VjdG9yJTBBaW1vYmlsaWFyaW8lMjBuYSUyMEZsb3JpZGE="]
[mpc_button url="url:https%3A%2F%2Fthefloridalounge.com%2Fcontact%2F||target:%20_blank|" font_color="#ffffff" title="Invista no setor imobiliario na Florida"]

Gostou do artigo? Fique de olho no nosso blog! Querendo morar ou investir em imóveis na Flórida? Veja a lista de casas a venda na Flórida que selecionamos para você!